Ortopedista é o médico especialista com papel essencial na saúde e bem-estar. Está focado no diagnóstico, tratamento, prevenção e reabilitação das doenças e lesões do sistema musculoesquelético.
Esse sistema é composto por ossos, articulações, ligamentos, tendões, músculos e nervos, estruturas fundamentais para a nossa mobilidade, produtividade e qualidade de vida.
- Ortopedista Perto de Mim?
- 16 Problemas que o Médico Ortopedista Pode Ajudar a Resolver:
- O Médico Ortopedista Trata Quais Doenças?
- Quem é o Médico Ortopedista?
- Qual é a Diferença Entre Ortopedista e Reumatologista?
- Quando Procurar Ortopedista ou Médico Especialista em Dor?
- Como é a formação do ortopedista?
Ortopedista Perto de Mim?
Dr. Artur Ferradosa é médico ortopedista, especialista, com Residência Médica pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO-RJ), membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Também é especializado em Cirurgia do Quadril e membro da Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ). Tem mestrado em Ciência dos Materiais pela COPPE-UFRJ. Tem mais de 20 anos de experiência e atende no Rio de Janeiro.



16 Problemas que o Médico Ortopedista Pode Ajudar a Resolver:
- Dor (recente ou antiga, relacionada aos movimentos)
- Limitação dos movimentos
- Rigidez articular
- Estalos ou cliques articulares dolorosos
- Desconforto postural
- Inchaço dos membros
- Cãimbras
- Fraqueza muscular
- Fadiga muscular
- Formigamentos e dormências
- Deformidades
- Desvios dos membros
- Perda de massa óssea
- Perda de massa muscular
- Lesões por trauma
- Lesões do esporte
O Dr. Artur tem vasta experiência clínica no tratamento dessas (e outras) condições clínicas.
O Médico Ortopedista Trata Quais Doenças?
O médico ortopedista está capacitado para diagnosticar e tratar condições usando técnicas não cirúrgicas e cirúrgicas, com o objetivo de aliviar a dor, restaurar a função e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
O médico especialista em ortopedia pode ajudar no tratamento de uma ampla gama de lesões, doenças e problemas relacionados ao sistema musculoesquelético. Algumas das mais frequentes são:
Doenças Degenerativas
- Artrose: Desgaste das articulações, mais comum em joelhos, quadris, mãos e coluna
- Síndrome do túnel do carpo: dor e dormência irradiadas para mãos e dedos
- Tendinites: inflamação e dor nas inserções ósseas dos músculos
- Bursites: inflamação e dor nas bursas
- Lesões do manguito rotador: dor nos músculos dos ombros
- Epicondilites: dores nos cotovelos
- Outras lesões Crônicas
Doenças Ósteo-Metabólicas
- Osteoporose: Diminuição da densidade óssea, aumentando o risco de fraturas por fragilidade
- Sarcopenia: Perda de massa e função do músculo esquelético, elevando o risco de quedas
- Cãimbras: distúrbio do funcionamento do músculo, provoca contraturas dolorosas
Doenças da Coluna Vertebral
- Hérnia de Disco: Protrusão de um disco intervertebral que pode comprimir nervos
- Estenose do Canal: Estreitamento do canal espinhal, pressionando a medula espinhal e nervos
Lesões Traumáticas e do Esporte

- Fraturas: Quebras de ossos, que podem variar de fraturas de estresse a fraturas complexas em pacientes politraumatizados
- Entorses e Distensões: Lesões dos ligamentos (entorses) e dos músculos ou tendões (distensões), frequentemente resultantes de atividades esportivas ou acidentes
- Luxações: Deslocamento da articulação; principalmente: ombro, cotovelo e dedos
- Contusões: Lesões causadas por impacto direto, resultando em hematomas e inchaços
Se você tem algum desses problemas, o Dr. Artur pode te ajudar identificando a causa e oferecendo um tratamento individualizado, moderno e eficaz.
Quem é o Médico Ortopedista?
O ortopedista é o médico especializado no diagnóstico, tratamento, prevenção e reabilitação de doenças e lesões do sistema musculoesquelético, que inclui ossos, articulações, ligamentos, tendões, músculos e nervos.
A atuação do ortopedista envolve desde consultas de rotina e tratamentos conservadores até cirurgias complexas e reabilitação de longo prazo.
A especialidade exige alto nível de conhecimento técnico, habilidades práticas e a capacidade de trabalhar bem em equipe para oferecer o melhor cuidado possível aos pacientes.
Como o Médico Ortopedista Atua?
- Diagnóstico
- Avaliação Clínica: Exame físico detalhado e histórico médico
- Exames Complementares Raios-X, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada e outros testes
- Tratamento
- Tratamento Conservador: Medicamentos, fisioterapia, imobilizações (órteses e talas, por exemplo)
- Técnicas Minimamente invasivas: Injeções de corticosteróides, ácido hialurônico, Terapia de Ondas de Choque, entre outras
- Cirurgia: Tratamentos cirúrgicos para corrigir fraturas, substituir articulações (próteses e implantes), reparar ligamentos e tendões, entre outros
- Reabilitação: Planos de reabilitação pós-cirúrgica ou para condições crônicas, em colaboração com fisioterapeutas e outros profissionais de saúde
- Prevenção
- Educação: Medidas preventivas para evitar lesões, como técnicas adequadas de exercícios e ergonomia no trabalho
- Programa de Prevenção: Programas para reduzir o risco de lesões em populações específicas, como atletas ou trabalhadores em áreas de risco
- Atendimento a Atletas: Prevenção e tratamento de lesões esportivas, bem como reabilitação de atletas
- Traumatologia: Tratamento de lesões traumáticas agudas, como fraturas e luxações, muitas vezes em pronto-socorros e emergências

O Dr. Artur encoraja a participação ativa do paciente em todas as fases do tratamento.
Inicialmente, explicando todas as dúvidas sobre a doença. A seguir, escolhendo as possibilidades de tratamento junto com o paciente.
Qual é a Diferença Entre Ortopedista e Reumatologista?
O médico reumatologista se concentra no diagnóstico e tratamento de doenças autoimunes e inflamatórias que, frequentemente, afetam as articulações, músculos e ossos.
Muitas dessas doenças são crônicas e sistêmicas, e podem afetar múltiplos sistemas do corpo.
O reumatologista utiliza tratamentos médicos como: medicamentos, terapias biológicas e imunossupressores, para controlar a inflamação e a resposta imunológica.
Doenças frequentemente tratadas pelo reumatologista são: Artrite Reumatoide, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Espondilite Anquilosante, Gota, Artrite Psoriásica, Síndrome de Sjögren.
O médico ortopedista se concentra no diagnóstico e tratamento de lesões e condições que afetam o sistema musculoesquelético, incluindo: ossos, articulações, ligamentos, tendões, músculos e nervos. O foco é frequentemente nos problemas mecânicos e estruturais.
Utiliza tanto tratamentos conservadores, como fisioterapia e medicamentos, quanto procedimentos cirúrgicos para corrigir problemas estruturais.
Doenças e Condições Tratadas pelo ortopedista (veja outras aqui):
- Fraturas
- Entorses e Distensões
- Lesões Esportivas
- Artrose
- Lesões da Coluna Vertebral
- Deformidades Congênitas
- Problemas nas Articulações
- Próteses Articulares
As doenças tratadas pelo reumatologista frequentemente provocam dores nas articulações (artralgias) e inchaço articular (derrame articular). Os sintomas costumam durar tempo prolongado (semanas e meses) e frequentemente envolvem múltiplas articulações em fases diferentes de inflamação (ao passo que melhoram os sintomas em umas, pioram em outras).
As condições tratadas pelo ortopedista provocam dores frequentemente agudas (alguns dias de duração) e às vezes crônicas (semanas ou meses de duração). Entretanto, diferentemente das doenças reumatológicas, estas condições são decorrentes de esportes, traumas ou sobrecargas mecânicas.

Muitas vezes, a dor não se restringe à articulação, mas acomete todas as estruturas associadas (ligamentos, tendões, músculos). O caráter da dor é constante, mesmo que haja períodos de melhora e piora. Não ocorre migração da dor e não há envolvimento de múltiplas articulações (somente as acometidas pelo trauma ou estresse mecânico).
O ponto em comum entre as duas especialidades ocorre quando uma doença inflamatória tratada pelo reumatologista progride a tal ponto que os tratamentos medicamentosos não são suficientes para controlá-la.
O Dr. Artur tem experiência no tratamento de estágios avançados de doenças reumatológicas. Após avaliar o seu caso, ele pode oferecer um plano individual de tratamento para você alcançar seus objetivos.
Quando Procurar Ortopedista ou Médico Especialista em Dor?
A escolha entre um ortopedista e um médico da dor para tratar problemas crônicos depende da natureza específica do problema. Ambos os especialistas têm áreas distintas de expertise e abordagens diferentes.
Ortopedistas são especializados em anatomia e fisiologia do sistema musculoesquelético. Eles possuem profundo conhecimento sobre ossos, articulações, músculos, tendões e ligamentos, o que é essencial para diagnosticar e tratar problemas crônicos relacionados a essas estruturas.
Ortopedistas utilizam uma variedade de exames de imagem (raios-X, ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia) para diagnosticar com precisão a causa da dor crônica. Isso permite um tratamento direcionado e eficaz.
Muitos problemas crônicos, como artrose, lesões de ligamentos, tendinites crônicas e deformidades articulares, têm causas estruturais. Ortopedistas são treinados para identificar e corrigir essas condições por meio de tratamentos conservadores e cirúrgicos.
Abordagens de Tratamentos Ortopédicos Diferenciados:
- Cirurgias: Na falha dos tratamentos conservadores, os ortopedistas reparam ou substituem estruturas danificadas com cirurgias (como na artrose do quadril)
- Reabilitação: Ortopedistas trabalham em colaboração com fisioterapeutas em programas de reabilitação personalizados, para recuperar e na manter a função e mobilidade, considerando as necessidades e os objetivos específicos
- Tratamentos Inovadores: Ortopedistas estão na vanguarda de tratamentos inovadores, como:
- ácido hialurônico
- proloterapia
- terapia de ondas de choque
- técnicas minimamente invasivas
Por outro lado, médicos da dor são especializados no manejo da dor crônica de várias origens, incluindo neuropática, musculoesquelética e outras. Utilizam uma variedade de tratamentos, como medicamentos, bloqueios nervosos e terapias comportamentais. São valiosos para condições em que a dor é a principal queixa e onde intervenções específicas para alívio da dor são necessárias.
Essa condição ocorre, por exemplo, na Dor Multifatorial (dor crônica com múltiplas causas: fatores neuropáticos, psicológicos ou sistêmicos) e no Manejo da Dor Inespecífica (sem causa estrutural clara ou que não responde bem aos tratamentos ortopédicos).
Entretanto, é importante reforçar a importância de esgotar a possibilidade de uma causa orgânica ou estrutural que explique e justifique os sintomas de dor apresentados pelo paciente.
Se o médico da dor não tiver segurança ou experiência para conduzir o diagnóstico, é recomendável pelo menos uma avaliação do ortopedista para assegurar que de fato não existe nenhuma causa estrutural tratável que justifique a dor.
O Dr. Artur avalia e trata condições de dor aguda e crônica de causas musculoesqueléticas há mais de 20 anos. Utiliza exames modernos para diagnóstico e aplica tratamentos inovadores e comprovados cientificamente.

Como é a formação do ortopedista?
Ortopedia e Traumatologia é uma das 55 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no Brasil.
A formação de um ortopedista no Brasil segue um percurso rigoroso e estruturado que inclui várias etapas, desde a graduação até a especialização.
O primeiro passo é a conclusão do curso de Medicina. Esta primeira fase do processo leva seis anos no total. É o curso superior com duração mais longa entre todas as áreas do conhecimento. Também configura a graduação com maior carga horária no Brasil.
Após a graduação, o médico (formado, habilitado e regularmente inscrito no Conselho Regional de Medicina) deve passar por um processo seletivo para ingressar num programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia. Essa residência é regulamentada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e abrange treinamento intensivo em hospitais, onde o residente adquire habilidades práticas e teóricas sob supervisão de médicos especialistas e experientes.
A Residência Médica é diferente de um curso de especialização porque tem duração de 3 anos, carga horária semanal de até 60 horas e obrigatoriamente inclui treinamento prático, fundamental para uma especialidade que prepara o médico para conduzir tratamentos cirúrgicos.
Após concluir a residência, o médico deve prestar exame para obter o título de especialista em Ortopedia e Traumatologia, oferecido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Cabe ressaltar que este exame é realizado em diversas etapas, incluindo provas: teórica, prática e de habilidades cirúrgicas, além da produção de um trabalho nos moldes de uma publicação científica.
Depois de concluir a residência em Ortopedia e Traumatologia, o médico pode optar por se especializar ainda mais em uma área específica da Ortopedia. As áreas incluem:
- Cirurgia da Coluna Vertebral
- Cirurgia do Quadril
- Cirurgia do Joelho
- Cirurgia do Pé e Tornozelo
- Cirurgia da Mão
- Ortopedia Pediátrica
- Cirurgia do Ombro e Cotovelo
- Ortopedia Oncológica
- Traumatologia do Esporte
Dr. Artur Ferradosa é médico ortopedista, com Residência Médica pelo INTO e Título de Especialista pela SBOT e AMB; possui especialização em Quadril, é membro da Sociedade Brasileira de Quadril – SBQ – e tem mestrado em Ciência dos Materiais pela COPPE-UFRJ e pode te ajudar a tratar dores e outros problemas ósseos, músculo-tendinosos, articulares e ligamentares. Aproveite para agendar sua consulta.